Inflamação do ouvido: quando as coisas correm mal
A inflamação da orelha é frequentemente referida como otite externa. Em cães, a otite externa, pode ser classificada de acordo com as suas causas e fatores predisponentes. Deixe-nos falar-lhe dos 3 P's das otites externas.
Fatores Predisponentes
Existem certos fatores que predispõem o seu cão a otites. Não causam a inflamação em si, mas tornam-na mais provável de ocorrer.
Um spaniel, como o Pogo, é um exemplo de um cão com orelhas pendentes, um fator que poderá predispor à doença dos ouvidos.
Fatores Perpetuantes
São estes fatores que dificultam o tratamento de um problema nos ouvidos de um cão. A inflamação recorrente do ouvido ou um caso crónico mal tratado torna difícil o tratamento de casos subsequentes.
Se a inflamação persistir, o canal auditivo pode desenvolver alterações crónicas. Tais como inflamação permanente, calcificação da cartilagem do ouvido ou uma ruptura do tímpano que pode levar a que a inflamação ou infeção afete também o ouvido médio e interno.
Isto pode levar a infeções difíceis de tratar, perda de audição ou possível surdez, sintomas neurológicos, assim como dor para o seu cão e preocupações para si como tutor.
Muitas vezes um caso crónico de otite requer uma limpeza profunda do ouvido sob anestesia geral ou mesmo cirurgia.
Imagem (CWalker, ThePhotoVet)
Colabore com o seu veterinário para chegar à raiz do problema auditivo do seu cão o mais depressa possível e evitar mudanças crónicas - e não falte às consultas de acompanhamento!