A importância da consulta de
acompanhamento: devo voltar?


Após ter sido feito um diagnóstico e acordado um plano de tratamento, o seu veterinário pode sugerir uma consulta de seguimento. A primeira  normalmente ocorre uma semana após o início do tratamento.

Numa consulta de acompanhamento muitas ações essenciais são realizadas:

Esperemos que a resposta seja que ele está a ir muito bem, mas se não estiver, podemos detectá-lo e tomar medidas o mais rapidamente possível. Pode até fazer anotações para partilhar com o seu veterinário.

O seu veterinário irá provavelmente querer re-examinar o seu cão, a própria orelha e repetir a citologia. Isto irá verificar se a inflamação/infecção está a resolver-se como esperado. Caso contrário, podemos alterar o plano de tratamento.

O seu veterinário também vai querer verificar se a medicação que lhe foi prescrita está a funcionar. Se estiver a administrar medicamentos ao seu cão em casa, o seu veterinário poderá verificar o seu bom funcionamento. Poderá então discutir e expressar quaisquer preocupações ou dificuldades que esteja a ter. Seja honesto com o seu veterinário: precisa de alterar o plano de tratamento?

Poderá ter mais perguntas sobre o estado do ouvido do seu cão. Esta conversa permitir-lhe-á procurar as respostas. Nenhuma pergunta é demasiado insignificante e certamente não é o primeiro a perguntar ao seu veterinário.

Planeamento a longo prazo: o que acontece a seguir?

Na maioria dos casos de otites, haverá um fator primário que causou o problema do ouvido. Isto pode ser fácil de corrigir, tal como uma pragana no canal auditivo ou parasitas residentes no ouvido, mas na maioria dos casos, o problema é geralmente uma doença alérgica cutânea. Este problema primário pode ser ainda mais complicado se a anatomia do ouvido for um fator predisponente ou então se o cão nadar frequentemente. 

A intervenção precoce é benéfica. Ao detectar rapidamente a causa da doença auricular do seu cão, você e o seu veterinário encontrarão uma solução eficaz que é benéfica para todas as partes. Isto pode incluir a utilização regular de um limpador auricular ou gotas anti-inflamatórias para os ouvidos.

Isto significará menos dor para o seu cão e você terá a segurança de saber o que fazer e quando.

Portanto, antes de deixar o centro veterinário, não se esqueça de marcar uma consulta de acompanhamento e diga ao seu veterinário que o verá dentro de alguns dias.


keyboard_arrow_up